tradição centenária

Ventos do Leste - Baden Powell

Em 2007 o escotismo completou 100 anos. A maior organização de juventude do mundo não parou no tempo. Hoje, a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM – sigla em inglês) tem 28 milhões de participantes. No País, de acordo com a União dos Escoteiros do Brasil (UEB), são cerca de 50 mil membros.

O escotismo surgiu antes da Primeira Guerra Mundial. O movimento teve o tenente-coronel britânico Baden-Powell como principal personagem. Powell nasceu em 1857, na Inglaterra, e desde a infância mostrou grande apego pela aventura e pela natureza. Como militar, conheceu grande parte do mundo. Durante uma viagem pela Inglaterra, o militar observou alguns meninos lendo um livro que ele mesmo havia escrito para os exploradores do exército. O livro continha ensinamentos sobre como acampar e sobreviver em regiões selvagens.

Em 1907, ele entusiasmou-se e resolveu realizar um acampamento com vinte rapazes de 12 a 16 anos, na Ilha de Brownsea. No acampamento, ensinou uma porção de coisas importantes, como primeiros socorros, observação, técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta. Suas experiências em treinar os jovens foram produtivas e gratificantes. A maneira como os jovens desempenhavam suas tarefas, seus exemplos de educação, lealdade, coragem e responsabilidade causaram grande impressão nele.

Um manual de disciplina (dividido em seis fascículos) foi lançado por Powell em 1908, e o sucesso foi tão grande que vários movimentos de escoteiros começaram a surgir em todo o mundo. O crescimento foi tanto que, em 1910, ele compreendeu que o escotismo seria a obra à qual dedicaria a sua vida. Powell percebeu que podia fazer muito mais pelo seu país educando e disciplinando a nova geração de jovens, do que preparando homens na área militar. Resolveu, então, pedir demissão do exército, onde havia chegado a tenente-general, e passou a se dedicar exclusivamente ao escotismo.

Em 1920, escoteiros de todas as partes do mundo reuniram-se em Londres para a primeira concentração internacional de escoteiros: o Primeiro Jamboree Mundial. Na ocasião, Baden Powell foi proclamado "Escoteiro-Chefe-Mundial", sob os aplausos da multidão de rapazes.



"Se queremos que nossos rapazes sejam felizes na vida,
devemos fazer com que eles assimilem o costume de praticar o bem ao próximo,
além de ensinar-lhes a apreciar as coisas da natureza."

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell

 
União
UEB - União dos Escoteiros do Brasil
www.escoteiros.org.br www.escotismo.org.br
União
World Organization of the Scout Movement
www.scout.org
Desenvolvimento e apoio:
Vega Web