Denomina-se queimadura toda e qualquer lesão ocasionada no organismo humano pela ação curta ou prolongada de temperaturas extremas sobre o corpo humano.

As queimaduras podem ser superficiais ou profundas. É possível dividi-las em diferentes tipos, de acordo com a gravidade.

A gravidade de uma queimadura não se mede somente pelo grau de lesão, mas também pela extensão da área atingida. São consideradas grandes queimaduras aquelas que atingem mais de 15% do corpo, no caso de adultos. Para crianças de até 10 anos, são considerados grandes queimaduras aquelas que atingem mais de 10% do corpo.

As queimaduras estão classificadas em graus

1 - Queimadura de 1° grau

É a queimadura mais comum, geralmente deixa a pele avermelhada e provoca ardor e ressecamento da pele. A queimadura de 1º grau nem sempre é grave, porém se ela atingir mais da metade do corpo, pode vir a tornar-se muito grave.

Caso a queimadura de 1º grau não for muito extensa, o socorrista pode tomar algumas medidas:

  • Oferecer água, para hidratar a vítima.
  • Em seguida tentar aliviar a dor, deixando a parte queimada em água corrente fria (chuveiro, torneira) ou aplicando compressas de água fria.

2. Queimadura de 2° Grau

As queimaduras de 2º grau são aquelas que atingem as camadas um pouco mais profundas da pele. Caracterizam-se geralmente pela formação de bolhas e desprendimento das camadas da pele, provocando dor e ardência local.

Estas queimaduras são mais graves que as de 1º grau porque a perda de água que elas podem provocar eventualmente levam à desidratação.

  • Nesses casos, dê líquidos por via oral, aplique compressas frias no local e providencie assistência médica imediatamente.

3. Queimadura de 3° Grau

As queimaduras de 3º grau são aquelas em que todas as camadas da pele são atingidas,
podendo ainda alcançar os músculos e os ossos, provocando feridas profundas e dores muito fortes.

As queimaduras de 3º grau são as mais graves e representam sérios riscos para a vítima, sobretudo se atingirem grande extensão do corpo.

  • Para tratar desses tipos de queimaduras, mantenha a vítima deitada. Lave bem as mãos antes de tratar das queimaduras, para não provocar infecções.
  • Em seguida corte todas as roupas que estão perto das regiões queimadas. Não desloque ou retire a roupa que ficou sobre as queimaduras, para não aumentar as feridas.
  • Cubra as feridas com gaze ou com um pano limpo, sem apertar, umedecendo continuamente. Não use outro tipo de material, porque pode grudar e piorar ainda mais o estado da vítima.
  • Nunca fure as bolhas nem toque na parte queimada. Isto poderá causar uma infecção e piorar o estado da vítima. Caso a vítima estiver consciente, dê bastante água (de preferência com sal) e providencie ajuda médica.

Atenção: não aplique nenhuma substância sobre a queimadura, que não seja hidratante.