Busca por Mês

Sobre o Ventos do Leste

Sobre o Ventos do Leste – nossa história

Fundação

O Grupo Escoteiro Ventos do Leste foi fundado em 26 de Junho de 1977, foi o 58º Grupo Escoteiro de São Paulo.

O Grupo Escoteiro Ventos do Leste teve início por proposta do Sr. Oscar Nascimento Siqueira Junior, que havia travado conhecimento com o chefe José Renato dos Santos, morador no Jardim Nossa Sra. do Carmo, e na época, Chefe do Grupo Escoteiro Ventos do Sul.

A primeira reunião foi realizada no salão do Centro Social do Jardim N.S. do Carmo, cedido pelo presidente de então Dr. Antonio dos Santos Oliveira. Constou de um curso informativo, dirigido pelo então Comissário Distrital do antigo 3º Distrito, Orlando Diamantino.

Após o curso, foi marcada uma reunião com os pais interessados, na Biblioteca da EEPSG Cidade de Hiroshima, que foi presidida pelo Chefe José Renato, ao fim do qual estava formada a 1ª Comissão Executiva. Seu presidente: o Sr. Oscar Nascimento Siqueira Junior, Diretores secretários: Hugo Assoni Neto e Israel Romeiro; Finanças: Antônio do Santos Oliveira, Francisco Carrilo Júnior; Tesoureiros: Natalício de Oliveira Neves, Haroldo Ramos Neves; Relações Públicas: Nilo G. Tango e Clóvis Dalorso Felipe; Patrimônio: Sebastião Carvalho do Nascimento e Milton Yaginuma; Comissão Fiscal: Oscar da Vinha Sobrinho, Luiz Attolini, Antonio Fernandes Spina, Antonio Carlos Ribeiro, Justo Fernandes Neto, Tetusnoske Sakamoto, Kisaku Harata e Chefe do Grupo: José Renato dos Santos; Chefe da Tropa: Noélio Araújo da Silva, Assistentes: Milton Gurgel e Leandro Roque Fernandes.

1° Promessa

O Grupo Escoteiro Ventos do Leste foi um dos primeiros grupos do Brasil a ser fundado com apoio de Grupo Padrinho, experiência relatada e publicada para modelo na Revista Sempre Alerta, que na época era publicada mensalmente pela União dos Escoteiros do Brasil – Direção Nacional. Ficou estabelecido que o Grupo Padrinho seria o Grupo de Escoteiros Ventos do Sul, que a sede seria a Rua G-4, n° 172, propriedade do Sr. Oscar, que cedeu para uso do Grupo sem qualquer ônus. Outra decisão foi que o Lenço do Grupo seria todo em Tergal Azul com desenho lembrando o nascer do Sol. A confecção ficou a cargo da Sra. Hilda Maria Contieri dos Santos. Com isto pronto foi iniciado o recrutamento dos rapazes e dos meninos e as primeiras atividades em conjunto com o Grupo Escoteiro Ventos do Sul, dirigidas pelos Chefes Carlos Alberto Ribeiro, Luiz Zuffo e Ney Uejo, na Praça defronte a Sede.

Foi formado o Clube de Mães, que cuidava especialmente das atividades sociais. Uma inovação foi a de mandar uma cartinha para cada aniversariante que fosse membro do Grupo no dia de seu Aniversário, quando era um Escoteiro Chefe, todos iam à residência dele para os cumprimentos, estreitando assim os laços que nos uniam dentro da fraternidade mundial dos Escoteiros. Após alguns meses, antes de encerrar o prazo da autorização provisória, foi marcado o dia 26 de Junho de 1977 para a oficialização do Grupo.

LobinhosA primeira empresa a colaborar com o Grupo Escoteiro foi o Siba – Auto Adesivos ltda., pertence ao Sr. José Carlos Gutierrez, que depois passou a integrar a Comissão Executiva por vários anos. Na data de fundação do Grupo Escoteiro, dia do aniversário de nascimento da Senhora Olive Baden Powell, a reunião festiva foi marcada na ACM – Associação Cristã de Moços de Itaquera, e foi presidida pelo Sr. Comissário Regional de então: o Engenheiro Carlos Alberto Pedresch.

Toda a Comissão Executiva anteriormente nomeada mais os Chefes Escoteiros e Lobinhos fizeram sua Promessa diante das mais altas autoridades do Escotismo do Estado. Como segue: Os Escoteiros: Adilson Amaral Gurgel, Alberto Hideiki Harata, Augusto Norberto Gomes, Carlos Antonio Assoni, Marcos Fernando Spina, Mauro Sérgio Yaginuma, Miguel A. Gomes, Ricardo Assoni, Robson Sakamoto e Frederico A. Marcondes Felipe. Os Lobinhos: Alexandre da Silva Nascimento, Arnaldo Katsuioshi Tango, Ronaldo Santos Oliveira, Edson H. Tango, Eduardo Henrique Assoni, Fabiano da Silva Attolini, Márcio José da Vinha, Marcos Roberto Spina Ribeiro, Paulo Rogério dos Santos Neves, Régis Portela da Silva e Glauco Antonio Spina. Como Chefe de Lobinho: Aline Regina da S. Attolini, Cathia Maria Assoni; Tropa Escoteira: Vicente Clemente dos Santos.

Em Dezembro do mesmo ano, no dia onze, foi feita nova eleição para a Comissão Executiva. Trocava apenas o Presidente que passou a ser o Senhor Oscar da Vinha Sobrinho; o Chefe do Grupo: Noélio Araújo da Silva; e passava a integrá-la os Srs. Luiz Attoline; José Carlos Gutierrez e Manuel de Andrade Gomes, atual chefe do Grupo. Chegamos a ter um jornalzinho próprio chamado Kim O’Hara, que circulava graças ao empenho pessoal da Chefe de Lobinhos Cathia Assoni.

Mais tarde veio definitivamente para o Grupo Carlinhos (Carlos Alberto Ribeiro), que deixou saudades até hoje, como o Chefe João Raman Flores e o Chefe Luiz Zuffo.