Busca por Mês

Pioneiro, de 18 a 21 anos

Ramo Pioneiro é o ramo escoteiro formado por jovens de 18 a 21 anos. O programa educativo aplicado ao Ramo Pioneiro concentra sua ênfase no processo de integração do jovem à sociedade, privilegiando sobre tudo o serviço à comunidade como expressão da cidadania. O lema utilizado pelo pioneiro é “SERVIR”.

A unidade onde ficam os pioneiros e pioneiras é chamada de Clã. O Clã Pioneiro pode ser masculino, feminino ou misto. No Clã Pioneiro os jovens já se tornaram efetivamente adultos na sociedade e estão concluindo a formação dos seus valores e princípios.

Por isso, os pioneiros possuem um elevado grau de liberdade, ao invés de possuírem um Chefe, são orientados por um Mestre Pioneiro e/ou uma Mestra Pioneira. Essas pessoas têm por objetivo instruir os jovens nos bons caminhos e só têm poder de deliberação em casos excepcionais. A Comissão do Clã ou o Conselho do Clã é a autoridade para tratar de todos os assuntos internos de administração, finanças, disciplina e programação.

O ramo Pioneiro tem como objetivo orientar os jovens para que sejam homens e mulheres que façam diferença na sociedade. Apoiando sempre as seguintes virtudes: Verdade; Lealdade; Altruísmo; Fraternidade; Perfeição; Bondade; Consciência; Felicidade; Eficiência e Pureza.

Quero ser Pioneiro