Busca por Mês

Muteco 2012 – Desastres Naturais

Promovemos no MUTECO 2012 a reflexão de um dos 05 objetivos sugeridos no Guia da Insígnia Mundial do Meio Ambiente – IMMA, que são os riscos ambientais e desastres naturais.

Desastres naturais acontecem em todo o mundo e podem ter um efeito devastador no meio ambiente e nos seres humanos. Existem inúmeros tipos de desastres naturais, por exemplo: furacões, ciclones tropicais, tufões, tornados, secas, inundações, erupções vulcânicas, desmoronamentos, tsunami, ondas de calor, incêndios florestais, pragas de insetos, fome, epidemias, avalanches e terremotos.

É muito importante possuir um entendimento sobre os desastres naturais e suas origens e características. Os efeitos de um desastre podem muitas vezes ser minimizados com uma preparação cuidadosa, alertados por sinais de emergência e conhecimento do que fazer uma vez que o desastre ocorra, inclusive para ser capaz de dar apoio às outras pessoas.

Um vídeo sobre desastres naturais está disponível na página do Movimento Escoteiro (www.scout.org), demonstrando como inúmeros desastres naturais afetam os escoteiros ao redor do mundo:

http://www.scout.org/en/information_events/media_centre/audiovisuals/natural_disasters_will_you_be_prepared

Apresentamos outros vídeos contendo informações sobre desastres naturais, inclusive no Brasil:

Assim, ficou pendente para os escoteiros os seguintes questionamentos para a reflexão da atividade do dia 23/06/2012:

  1. Quais são os desastres naturais?
  2. Quais são as suas origens?
  3. Quais são as suas características?
  4. O que fazer para se proteger?
  5. Uma forma para aumentar as chances de sobrevivência durante um desastre natural é ter um kit de emergência preparado. O que você colocaria em seu kit?

Responder