Busca por Mês

Série Especialidades: Informática – Parte 3

Agora está ficando fácil, vamos conhecer melhor as profissões que utilizam informática hoje em dia, é difícil dizer qual profissão hoje não faz uso da informática.

4- Conhecer os perigos dos vírus de computador, as formas de evitar o contágio e como combatê-los.

Os vírus são os causadores de grandes problemas no mundo cibernético, mas esses vírus são virtuais e nada tem a ver com os vírus do mundo real, portanto não se preocupe você não vai pegar nem transmitir nenhuma doença do seu computador.

O que são vírus de computador?

Vírus de computador nada mais são do que programas mal intencionados que querem roubar ou destruir informações do seu computador, mas eles não entram sozinhos, quase sempre somos nós que permitimos que eles entrem e se instalem em nosso computador, por exemplo quando recebemos aquele email dizendo: “Ei, veja que foto incrível!!!” Não se iluda em 99,9% dos casos é vírus. E o pior é que as vezes esses emails vem de amigos nossos parecendo que é real, mas os vírus hoje em dia tem uma característica que acaba nos enganando, pois depois que ele se aloja em nosso computador ele passa a enviar emails para os nossos amigos e contatos para se espalhar cada vez mais.

Como podemos evitar o contágio?

1 – Instalando um bom Anti-Vírus, esse programa fica monitorando nosso computador e quando ele detecta algum vírus trata logo de exterminá-lo. Não esqueça de atualizar seu anti-vírus pelo menos uma vez por semana, pois aparecem novos vírus todos os dias.

2 – Não abrindo emails de pessoas desconhecidas, nem links estranhos, se desconfiar não abre, mesmo sendo de um amigo.

3 – Não entrando em sites dúvidos e principalmente de pornografia, eles estão infestados de vírus, principalmente vírus que ficam fazendo propaganda indesejada.

4 – Antes de abrir um Disquete ou Pen Drive sempre passar o anti-vírus para ver se não há nenhum vírus escondido.

Desconfie sempre, teve dúvida, passe o anti-vírus.

Responder