Busca por Mês

Série Especialidades: Informática – Parte 1

Desta vez falaremos sobre Informática, assunto que está cada vez mais presente no dia a dia do jovem.

1- Listar as partes básicas de um microcomputador, saber como ligá-lo e desligá-lo corretamente e apontar as boas e más práticas de operação.

Partes de um Computador

Ao invés de listar uma imensa quantidade de itens que fazem parte de um computador, você pode usar um pequeno diagrama que descreve bem o processamento de dados e consequentemente as partes de um computador.

1 – Periféricos de de Entrada, engloba todos os equipamentos que inserem informações no Processo. Mouse, Teclado, Webcam, etc.

2 – CPU ou gabinete, é o conjunto de componentes que processam os dados, ou seja, ela que ordena o que deve ser feito, por exemplo uma luz que acenda, um tela que se abre, uma página que é impressa e por ai vai. Sigla em inglês que significa Central Process Unit. Dentro dela podemos encontrar Processador, Placa Mãe, Placa de Video, Memória Ram, etc. Sei que muitos para quem trabalha com hardware CPU é pura e simplesmente o processador, mas vamos encarar isso de um ponto de vista menos técnico e mais global.

3 – Periféricos de Saída, engloba todos os equipamentos que retornam informações no processo. Monitor, impressora, etc.

Existe também alguns perifericos que são ambos, de entrada e saída, como os CDs, Hard Disk, Pen Drive, são chamados também de unidade de armazenamento.

Boas práticas de operação.

  1. Mantê-lo sempre em local limpo e seco
  2. Nunca dar pancadas para funcionar
  3. Nunca largar ele ligado sem utilizá-lo, isso diminui o tempo de vida útil dele
  4. Quando desligar sempre seguir o procedimento básico, nunca desligar direto no botão de energia, isso pode causar danos lógicos
  5. Evitar de comer e beber ao utilizá-lo, você pode causar um acidente

Responder