Escoteiros > Aprenda > Primeiros Socorros

CONVULSÃO

A crise convulsiva caracteriza-se pela perda repentina de consciência, acompanhada de contrações musculares violentas.

A vítima de uma crise convulsiva sempre cai e seu corpo fica tenso e retraído. Em seguida ela começa a se debater violentamente e pode apresentar os olhos virados para cima e os lábios e dedos arroxeados.

Em certos casos, a vítima baba e urina. Estas contrações fortes duram de dois a quatro minutos. Depois disto, os movimentos vão enfraquecendo e a vítima vai se recuperando lentamente.

A crise convulsiva pode acontecer em conseqüência de febre muito alta, intoxicação ou, devido a epilepsia ou lesões no cérebro.

Primeiros Socorros

  1. Retire todos os objetos que possam ferir a vítima (pessoais e que estejam ao redor dela).
  2. Deite a vítima no chão, verifique se a sua língua não está enrolada, colocando um lenço em sua boca, impedindo desta forma que a vítima não se sufoque ou morda sua própria língua.
  3. Afrouxe as roupas da vítima e deixe-a debater-se livremente.
  4. Apóie a sua cabeça sobre um pano para que não se machuque, e procure deixá-la virada para o lado para que a saliva escorra para fora da boca, evitando um possível sufocamento.
  5. A convulsão dura em torno de 4 minutos, cessada a convulsão, a vítima pode dormir por segundos ou horas, portanto providencie uma acomodação adequada até ela recuperar a consciência, depois de recuperada, procure auxílio médico.
 
União
UEB - União dos Escoteiros do Brasil
www.escoteiros.org.br www.escoteiros.org.br/sp
União
World Organization of the Scout Movement
www.scout.org
Desenvolvimento e apoio:
Vega Web