Série Especialidades: Primeiros Socorros – Parte 3

serie-especialidades

Parte 3 - Nesta parte vamos abortar o Item 3 da especialidade de Primeiros Socorros e abordaremos os ferimentos nos olhos.

“Item 3 - Saber como proceder nos casos de ferimentos nos olhos.”

Ferimentos nos Olhos

Nunca use qualquer instrumento pontiagudo para retirar objetos estranhos dos olhos. Sempre que possível lave-os com soro fisiológico ou água para hidratá-los e cubra-os com gaze limpa antes de levar a vítima para o médico. No caso de queda do globo ocular, tente recolocá-lo na posição normal, sem forçar. Aplique soro, tampe com gaze e conduza a pessoa ao médico.

Cisco no Olho

O caso mais comum de ferimento nos olhos ocorre quando algum tipo de ciscos entra em contato com os olhos. Ciscos por sua vez são pequenas partículas ou grãos que ao entrarem em contato com a retina causam bastante incômodo e coceira, evite ao máximo coçar e não movimente os olhos, pois isso pode causar sérios danos, as vezes irreversíveis, a retina ocular, lave abundantamente com água ou soro fisiológico.

Caso o cisco não esteja em contato com a retina, encontrando-se nas bordas, próximo das pálpebras, podemos tentar retira-lo com um algodão ou haste flexível umidecido com água ou soro fisiológico (Veja ilustração).

cisco

Caso esteja sobre a retina, ou até mesmo cravado nela, cubra os dois olhos da vítima. Isso mesmo, cubra os dois olhos! Mesmo que o dano seja em um dos olhos devemos cobrir os dois, pois se cobrirmos apenas um o outro continua a observar o ambiente e como não conseguimos mexer um olho de cada vez isso faz com que o olho danificado se movimente junto arrastando o cisco e agravando o ferimento.

Perfuração do globo Ocular

Esse é um dos piores casos de ferimento nos olhos que pode ocorrer, neste caso não muito o que fazer. Nunca retire o corpo estranho do olho, cubra os dois olhos para evitar qualquer tipo de movimento, encaminhe a vítima ao médico imediatamente, cada segundo é preciso.

perfuracao

Vale lembrar que qualquer acidente com os olhos deve ser considerado grave, pois é um dos órgãos mais sensíveis do nosso corpo e a maioria dos danos são irreversíveis, causando desde perda parcial a perda total da visão.

Add a Comment

Você deve estar logado para publicar um comentário.