Série Especialidades: Primeiros Socorros – Parte 1

serie-especialidades

Parte 1 – Nesta primeira parte vamos abortar o Item 4 da especialidade de Primeiros Socorros para que vocês possam já ir se familiarizando com e conquistar uma das especialidades mais difíceis e ponto chave para outras conquistas.

“Item 4- Saber como agir em caso de entorses, fraturas, e luxações.”

Luxação

Uma luxação é o deslocamento repentino e duradouro, parcial ou completo de um ou mais ossos de uma articulação. Sucede quando uma força atua diretamente ou indiretamente numa articulação, empurrando o osso para uma posição anormal.

luxacao1

Entorse

Uma entorse é o deslocamento repentino e momentânea, da congruência articular (cápsula articular e/ou ligamentos) de uma articulação, ou seja, os ossos perdem a articulação e em seguida voltam a sua posição normal, causando hematomas nos tecidos adjacentes.

entorse1

Fratura

Uma fratura óssea é uma situação em que há perda da continuidade óssea, geralmente com separação de um osso em dois ou mais fragmentos após um traumatismo. Pode ser classificada como fratura exposta, quando o osso perfura a pele e fica exposto, e não exposta, quando não há perfuramento da pele.

fratura1

Como Tratar

Em ambos os casos o ideal é fazer compressas de gelo para diminuir o inchaço, imobilizar a área afetada de forma que o traumatismo não piore e procure um médico imediatamente. Em hipótese alguma tente colocar um osso de volta no lugar, isso poder causar mais danos e piorar a lesão, além de muita dor.

One Response

Add a Comment

Você deve estar logado para publicar um comentário.